A Reciclagem

 

    A reciclagem é umas das alternativas para o tratamento do lixo urbano e contribui directamente para a conservação do meio ambiente. Ela trata o lixo como matéria-prima que é reaproveitada para fazer novos produtos e traz benefícios para todos, como a diminuição da quantidade de lixo enviada para aterros sanitários, a diminuição da extracção de recursos naturais, a melhoria da limpeza da cidade e o aumento da conscientização dos cidadãos a respeito do destino do lixo. 

 

    Qual a sua importância?

    

    O papel tem origem na celulose dos vegetais, nomeadamente o eucalipto, o pinheiro e a acácia.  Por cada tonelada de papel reciclada evita-se o abate de 20 árvores, economiza-se 71% de energia eléctrica, 90% de água e 74% de poluição do ar.
    O plástico apresenta um tempo médio de decomposição entre os 200 e os 500 anos (dependendo da sua constituição química). Acrescendo ainda o facto da grande maioria dos plásticos serem fabricados a partir do petróleo, que é altamente tóxico e poluente, é imperativa a aposta na sua reciclagem.

    Os metais são obtidos a partir dos elementos presentes na terra que fazem parte dos recursos não renováveis. O alumínio demora cerca de 500 anos para se decompor, sendo, por isso, necessária a sua reciclagem.
    O vidro é fabricado a partir de areia, calcário, soda cáustica e cacos de vidro. Por cada tonelada de vidro reciclado economiza-se cerca de1300 kg de areia, diminui-se a poluição atmosférica e hídrica.
    As pilhas e acumuladores contém inúmeros materiais tóxicos e perigosos que podem provocar poluição ao nível dos solos e das águas subterrâneas, podendo ainda provocar no homem doenças gravíssimas, como o cancro. Como tal, ao reciclar as pilhas estamos a recuperar compostos químicos que podem voltar a ser utilizados no fabrico de novos materiais.


 

    Vantagens da reciclagem

  

   Ao colocarmos as embalagens separadas correctamente dentro dos contentores de Ecoponto, estamos a viabilizar a reciclagem das mesmas. Este pequeno, mas grandioso gesto permite que o meio ambiente e humano beneficie:

  • Preservação dos recursos naturais;
  • Economia na produção de matérias-primas;
  • Redução de quantidade de resíduos que irão para os aterros sanitários;
  • Melhoria da qualidade ambiental.

    

    Como Reciclar?

    

    Quase tudo, em matéria de embalagens, pode ser reciclado: o plástico, o metal, a madeira, o vidro e o papel.

    O primeiro passo é separar as embalagens usadas e cuidar delas. Da mesma forma como no fim de uma é preciso lavar a loiça para que a casa fique limpa e arrumada, é também preciso tratar das embalagens vazias para que a terra fique limpa.

  • Escorre e despeja todo o conteúdo das embalagens e passa-as por água.
  •  Sempre que possível espalma para que ocupem menos espaço.
  • Retira tampas e rolhas, pois podem ser de materiais diferentes da embalagem que veda.
  •  Por ultimo e só colocar no ecoponto correspondente.

 

 

     Elaborámos também um folheto alusivo ao tema da reciclagem.