Desflorestação

 

    Desflorestação, desflorestamento ou desmatamento é o processo de desaparecimento de massas florestais, fundamentalmente causada pela atividade humana. A desflorestação é diretamente causado pela ação do homem sobre a natureza, principalmente devido à destruição de florestas para a obtenção de solo para cultivos agrícolas ou para extração de madeira, por parte da indústria madeireira.

 

    Causas

 

    - Desbaste comercial
    - Realizado através de maquinaria pesada que para além de destruir a flora provoca a compactação do solo.
    - Agricultura intensiva
    - A agricultura nos terrenos desflorestados é incompensadora pois ao fim de 6/7 anos os solos encontram-se inférteis; isto porque não houve descanso destes e as plantações efectuadas eram monoculturas que na maioria dos casos eram financiadas pelo estado.
    - Conversão dos solos em pastagens para manadas de gado - Há incentivos governamentais de conversão da floresta em pastagens e em ranchos para manadas de gado (ocupando áreas queimadas que foram recuperadas naturalmente por vegetação rasteira), e criação de vastas explorações agrícolas.
     - Exploração de minas, de pedreiras e de petróleo - Para além de destruirem a zona onde estão implantadas contaminam os solos e a água com produtos tóxicos.
     - Construção de barragens, túneis e estradas - Vai encorajar a exploração de madeira e a colonização da "floresta" (® deslocação da população)    
     - Economia / política dos países - Para as nações tropicais a madeira é uma importante fonte de capital estrangeiro. São os países desenvolvidos que em parte obrigam ao abate das florestas uma vez que são eles que mais precisam de matéria prima. As florestas tropicais localizam-se, na maior parte das vezes, em países com grandes diferenças sociais e com dívidas externas.    
    - Poluição - As chuvas ácidas vão "queimar" as árvores e destruir os solos.
    - Causas Naturais - Podemos destacar os fogos, as doenças e os ciclones; mas estas causas são mínimas comparadas com as provocadas pelo Homem.


    Cosequências

 

    · Erosão acelerada dos solos

    · Diminuição da humidade atmosférica, o que altera o regime de chuvas

    · Mudança nas condições climáticas

    · Destruição de habitats pondo em causa a vida de muitas espécies

    · Aumento dos níveis de co2 na atmosfera e consequente aumento do efeito de estufa, responsável pelo aquecimento global

    · Destruição de habitats, pondo em causa a vida de muitas espécies